Kamis, 11 Juni 2009

porquê Bebeto interessados em calung


Inicialmente, Calung Hoje não é mostrar o desempenho, mas como uma forma de Waditra instrumento feito de bambu que conjuntas que é anexado à esquerda e à direita. Um termo está vinculado a um pilar, enquanto outra extremidade está vinculada ao corpo de Calung batedeira.

Em que é o desenvolvimento, esta arte dispostas a tornar-se um waditra é fácil e que pode transportar Calung denominado Jingjing.
Calung Sundanês música é uma ferramenta que é um protótipo do Angklung. Ao contrário do Angklung jogado com o swing, a forma de bater calung é atingido com uma vareta (wilahan, tiras), a partir do segmento do segmento (bambu tubo) é organizado de acordo com a altura Titi (gamut) pentatonik (da-na-mi-ti - la). Tipo de bambu para fazer calung mais de Awi wulung (preto bambu), mas alguns são feitos a partir de Awi temen (branco bambu).
O calung do que como um instrumento musical também é fixada com um desempenho arte. Existem duas formas de Sunda calung conhecer, saber calung rantay e calung jinjing.
Calung Rantay
Calung rantay lâmina bambunya dideretkan waru com tira de couro (lulub), a partir do maior para o menor, o número 7 wilahan (7 segmento bambu) ou mais. O aparelho é uma linha e há também uma dupla (calung pai e filho calung / calung rincik). Como jogar calung rantay bateu com duas mãos enquanto está sentado bersilah, calung é normalmente ligada a uma árvore no quarto ou casa (calung rantay Banjaran-Bandung), fizeram também prateleira "titular" de um grupo especial de bambu / madeira, por exemplo calung tarawangsa em Cibalong e Cipatujah, Tasikmalaya, calung rantay em Banjaran e Kanekes / Baduy.
Calung Jingjing
A linha calung jinjing moldada bambu campal, juntamente com o pequeno bambu sebilah (paniir). Calung jinjing composto por quatro ou cinco peças, tais como calung kingking (composto por 12 tubos bambu), calung panepas (5 / 3 e 2 tubos bambu), calung jongjrong (5 / 3 e 2 tubos bambu), e calung ulular (2 Tubos bambu). Calung integralidade do seu desenvolvimento em adultos é a única utilização calung kingking uma, duas e uma panempas ulular calung, sem utilizar calung maneira de jogar é jongjrong batido com um martelo mão direita, esquerda e menjinjing / instrumento musical é realizada. Embora a técnica menabuhnya entre outros dimelodi, dikeleter, dikemprang, dikempyung, diraeh, dirincik, dirangkep (diracek), salancar, saca-rolhas e solorok

Tidak ada komentar: